São Paulo, Brazil
Este blogger foi criado por alunos(as), baseado somente em pesquisas verídicas sobre a época da Ditadura Nazista e assuntos semelhantes, com o objetivo de ser um site de apoio para pesquisas e trabalhos escolares. Há vários temas sobre o movimento nazista sendo apresentados, escolha o que lhe for mais útil e apropriado.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Doutor Morte


Josef Mengele, um medico responsável pelos experimentos mais cruéis entre os cientistas nazistas, fugiu para a América do sul após o final da guerra. Seu corpo foi descoberto no interior de são Paulo. Ele é responsável por 400000 mortes.
As 13 e meia do dia 6 de junho de 1985 a ossada do carrasco nazista Josef Mengele foi enxumada no cemitério nossa senhora do rosário em Embu . Graças as identificações dos restos mortais, esclareceu-se um mistério de 40 anos. A localização do corpo ocorreu depois que a policia prendeu o alemão Hans Seldmeieier, velho amigo do nazista, em 31 de maio de 1985, na Alemanha. Com ele, a policia encontrou cartas e documentos escritos por Mengele, nos quais constava seu endereço em Embu.
Calmo, bem falante, metódico, Mengele era medica-chefe do campo de concentração de Auschwitz. São atribuídas a ele, diretamente, mais de 400 mil mortes, que o nazista definia como em prol de “experimentos científicos”. Mengele estava vivendo no Brasil, desde 1961, sob os nomes falsos de Peter Hochbichlet, Peter Gerhard e Wolfgang Gerhard. Ele morreu afogado na praia de Bertioga, no litoral norte de são Paulo, em 7 de fevereiro de 1979.
Para viver incógnito, teve um aparato digno de serviço secreto, sempre montado por antigos nazistas, simpatizantes e membros das colônias austríaca e alemã. O verdadeiro Wolfgang Gerhard, por exemplo, nasceu em 3 de setembro de 1925 e era amigo pessoal de Mengele. Gerhard conseguiu emprego para mengele numa fazenda do interior de são Paulo. Retornou para Áustria em 1975 e deixou os seus documentos no Brasil, para que Mengele assumisse sua identidade. Gerhard morreu em 1978.
Mengele nasceu em 16 de março de 1911, na cidade alemã de Guenzburg. Estudou antropologia e zoologia nas universidades de Munique e Viena. Em 1938, obteve o diploma de medico, poucos meses antes de Hitler invadir a Checoslavia. Aos 32 anos, declarou- se “incapaz” para servir na frente de batalha. Ofereceu-se para atuar como médico no campo de concentração de Auschwitz/Birkenau. Vera Kriegel, uma sobrevivente do campo de concentração, descreveu a sala de trabalho de mengele como “Uma parede coberta com olhos humanos de diversas cores e fígados e pumões guardados em jarras de vidro”.
Terminada a guerra, mengele teria se escondido em lugares tão diversos como Portugal, Paraguai e Bolívia. Os austríacos Eliselotte e Wolfram Bossert e a Hungara Gitta Stammer declararam ter ajudado a esconder o fugitivo nazista em são Paulo, desde o inicio da década de 1960.
Segundo o relato da policia alemã, mengele fez cirurgia plástica e corrigiu uma falha que tinha entre os dentes frontais, para dificultar sua identificação. Assim, conseguiu chegar ao fim da vida sem ser molestado. Mas não impediu que o trabalho cientifico desvendasse a farsa montada por ele.
Os governos de Israel e Alemanha reconheceram com “brilhante” o trabalho de reconstituição da face de Mengele, feita pela equipe do medico legista Nelson Massini. O crânio original de Mengele, enxumado de Embu, teve suas partes ligadas com cera.
Depois, foram feitas 5 cópias do crânio do nazista, em gesso, para implantação dos “pontos craniometricos” --- pontos coincidentes que permitem reconstituição exata das feições.


Informações sobre Mengele


Nascimento: 16/03/1911, Günzburg, Alemanha


Filiação: Karl Mengele e Walburga Mengele


Casamento: Irene Schoenbein (07/1939 a 1954, divórcio); filho Rolf (11/03/1944)


Falecimento: 07/02/1979, praia de Bertioga, Embu, São Paulo, Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

isso é uma merda